Sistema de Combate a Incêndio

Sistema de combate a incêndio e instalação de Hidrantes

SISTEMAS DE SPRINKLERS

CARACTERÍSTICAS E BENEFÍCIOS DO SISTEMA DE SPRINKLERS

Constituído por chuveiros automatizados fabricados em aço galvanizado, o sistema de sprinklers, também pode ser conhecido no mercado pelo nome de sistema de rociador, esse mecanismo atua como um tipo de armadura para uma espécie de cano que está ligado a uma tubagem de água e pressão contida por uma tampa específica.

Basicamente os chuveiros que são utilizados no sistema de sprinklers são formados por uma estrutura, que no topo dela contém uma substância química que é utilizada para barrar a passagem da água dos canos. Em casos de incêndio, o aumento da temperatura no local faz com que essa substância entre em ebulição, possibilitando o rompimento dessa tampa e, consequentemente a liberação da água e o cessamento do fogo no local.

O sistema de sprinklers é bastante utilizado por diversos segmentos da indústria, em virtude de toda a sua eficiência, ser feito com materiais de extrema qualidade e até mesmo pela versatilidade que proporciona.

Além disso, o sistema de sprinklers também é reconhecido por oferecer uma ótima relação de custo e benefício a seus usuários, devido à comercialização feita a um preço acessível e em especial por oferecer vantagens como ser de fácil manuseio, com uma vida útil relevante e dispor de uma manutenção mais eficiente e simplificada.

SISTEMAS DE WATER SPRAY (DILÚVIO)

CARACTERÍSTICAS E BENEFÍCIOS DO SISTEMA WATER SPRAY

Um sistema de incêndio water spray UL/FM é um sistema de sprinklers de alta vazão, projetado de acordo com as normas da FM Global e da UL-Underwriters Laboratories. É instalado em áreas em que existe um risco de incêndio bastante elevado e o fogo tem condições de alastrar muito rapidamente ou onde os valiosos equipamentos protegidos necessitam ser resfriados com extrema rapidez. Também chamado de Diluvio (deluge) o sistema de incêndio water spray UL/FM lança uma grande quantidade de água nebulizada quando disparado. Esse sistema de incêndio water spray UL/FM tem uma grande variedade de bicos, todos de alta vazão, desenhados para as proteções especificas a que se destinam.

SISTEMA DE INCÊNDIO WATER MIST

Water-Mist-Fire-Suppression-System

CARACTERÍSTICAS E BENEFÍCIOS DO SISTEMA WATER MIST

O sistema de incêndio WATER MIST é a tecnologia mais moderna e avançada para a extinção de incêndios com água. É um sistema de supressão de incêndio que utiliza água pressurizada que é conduzida por uma tubulação para bicos especiais, que nebulizam essa água no ambiente protegido. Os bicos especiais do sistema de incêndio WATER MIST nebulizam a água sob a forma de nano-gotículas. Com essa ação, cada gota de água é “quebrada” em muitas nano-gotículas.

Com isso, a água do sistema de incêndio WATER MIST se torna uma névoa e quando se aproxima do fogo, se transforma em vapor de baixa temperatura. Isso faz com que, em um processo acelerado de resfriamento, consiga, em pouco tempo que a temperatura seja reduzida. Esse vapor de água de baixa temperatura também aumenta muito a humidade do ambiente, impedindo que o fogo procure novo suprimento de oxigênio para realimentar as chamas. Com isso, um sistema de incêndio WATER MIST extingue o incêndio muito rapidamente, com poucos danos materiais causados pela água, inclusive sobre equipamentos sofisticados, mobiliário de alto valor e obras de arte.

SISTEMAS DE DETECÇÃO, ALARME ECOMBATE A INCÊNDIO POR ESPUMA (LGE)

O líquido gerador de espuma – LGE FIRE DOS® é um concentrado de espuma sintética que atua como uma espécie de detergente no combate a incêndios das classes A e B, especialmente em hidrocarbonetos e solventes polares.

O LGE FIRE DOS® atua na superfície do líquido inflamado, formando uma proteção que impede a passagem de gases em alta temperatura, evitando o contato do ar com a substância inflamável.

O LGE FIRE DOS® pode ser misturado com água doce ou salobra e utilizado em equipamentos com ou sem aspiração de ar.

A NETTFIRE elabora projetos específicos para proteção contra incêndio de ambientes levando em consideração os diversos riscos para novos sistemas ou retrofit das instalações existentes e a partir do projeto desenvolvido, fornece equipamentos de altíssima qualidade certificados UL, FM, LPCB, CE, VDS e AENOR.

Os sistemas de combate a incêndio com LGE FIRE DOS® projetados e instalados pela NETTFIRE atendem integralmente as normas da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, NFPA – National Fire Protection Association e Instruções Técnicas do Corpo de atendem integralmente as normas da ABNT –Associação Brasileira de Normas Técnicas, NFPA – National Fire Protection Association e Instruções Técnicas do Corpo de Bombeiros. Bombeiros.

SISTEMA DE DETECÇÃO E ALARME DE INCÊNDIO

O sistema de detecção e alarme de incêndio, também conhecido como SDAI, é responsável por indicar quando e onde há propagação de chamas, evitando, assim, o alastramento de fogo, que pode causar inúmeras perdas materiais e, até mesmo, humanas. Todo o conjunto do SDAI é planejado por uma engenharia especializada, que utiliza componentes eletrônicos para a detecção de princípios de incêndio, como calor, luz e fumaça. Além disso, é importante ressaltar que todo o sistema de detecção e alarme de incêndio deve seguir os regulamentos do Grupamento do Corpo de Bombeiros, ABNT, bem como demais órgãos reguladores de combate às chamas.

O sistema de detecção e alarme de incêndio é formado por um conjunto automatizado, que envia informações sobre os locais aonde há princípio de focos de chamas. Os principais componentes que formam o aparato podem ser classificados em:

SISTEMAS DE DETECÇÃO LINEARES (PROTECTOWIRE)

O Detector Linear de Calor Padrão Digital Protectowire (PHSC) pode ser descrito como uma execução contínua de detectores de calor pontuais. Ele é capaz de detectar calor em qualquer lugar ao longo de seu comprimento e dispara um alarme quando sua temperatura de ativação fixa é atingida.

O Detector Linear de Calor Standard Digital (PHSC) funciona da seguinte maneira. Uma vez que a temperatura ambiente atinge ou excede sua temperatura fixa, o polímero sensível ao calor enfraquece, o que por sua vez permite que os condutores de aço de mola torcida façam contato, o que resulta em um curto-circuito que dispara um sinal de alarme.

O Detector Linear de Calor Digital Padrão (PHSC) foi projetado para ser usado em um painel ou módulo de controle de alarme de incêndio compatível.

Todos os detectores lineares de calor Protectowire devem ser instalados de acordo com as seções aplicáveis da NFPA 72 ou conforme exigido pelo AHJ local.

SISTEMAS DE DETECÇÃO, ALARME E SUPRESSÃO POR CO2

O sistema contra incêndio de CO2 é um conjunto que atua com base no dióxido de carbono para a eliminação de chamas. Ele é frequentemente utilizado em ambientes com menor presença de pessoas, como salas elétricas, ambientes de armazenamento, áreas industriais, cabines de controle, salas de cabeamento e demais espaços em que é adequado a presença do sistema contra incêndio de CO2.

Esse direcionamento é consequência da forma de operação do sistema, que trabalha com a absorção de oxigênio e liberação de CO2, resultando em uma eliminação imediata das chamas, porém podendo ser prejudicial caso haja grande presença de indivíduos, justamente por essa substituição de gases.

SISTEMAS DE DETECÇÃO, ALARME ESUPRESSÃO POR FM200

Sistema de FM-200® utiliza um gás de efeito estufa regulado, sob as substâncias destruidoras do ozônio e gases de efeito estufa sintéticos (ODS & SGG) Regulamento da Gestão 1995. Este sistema gasoso funciona em segundos e são facilmente adaptadas para a proteção dos ativos de alto valor.

É o agente extintor mais utilizado mundialmente, conforme as normas NFPA 2001(USA) e ISO 14520 (CE). Descarregado em 10s no ambiente a 7% V/V, o FM-200®apaga focos de incêndio precocemente sem redução de O2, sem danos aos bensprotegidos e sem agredir o meio-ambiente (ODP=0/GWP baixo).

O FM-200 é ativo para extinguir o fogo da classe A, B e C e é completamente inofensivo para as pessoas que estejam no local do disparo. O FM-200 não retira o oxigênio e extingue o fogo por uma ação física esfriando as chamas e por uma reação química sobre os radicais livres do fogo que impede que eles realimentem as chamas.

SISTEMAS DE DETECÇÃO, ALARME E SUPRESSÃO POR NOVEC 1230

O Novec 1230 utiliza cetona fluorada (fluorcetona) sob a forma de um fluído incolor, que não conduz eletricidade e quase sem odor., é o mais novo, moderno e ambientalmente correto agente extintor existente no mundo. Suas propriedades de extinção do fogo são bastantes semelhantes às do FM-200, não retirando o oxigênio do local e extinguindo o fogo por uma ação física esfriando as chamas e por uma reação química sobre os radicais livres do fogo que impede que eles realimentem as chamas.

Alia alta eficiência na extinção, segurança para uso em áreas com a presença de pessoas e grandes benefícios ambientais, pois tem um fator zero de ODP (ataque à camada de ozônio), o menor índice de GWP (efeito estufa) e de dissipação na atmosfera, 5 dias, entre todos os demais agentes extintores hoje existentes.
Essa é a razão pela qual o Novec 1230 está sendo cada vez mais utilizado pelas empresas que dão grande importância à proteção ambiental e que querem uma solução “verde” para a extinção de incêndio nas suas instalações.

Aprovações e certificações: o Novec 1230 está de acordo com a NFPA 2001 e com a Política de Novas Alternativas (SNAP) da EPA (Agencia Americana Ambiental). O sistema Novec tem certificações UL e Factory Mutual Approved.

SISTEMAS DE HIDRANTES

Diferente dos sprinklers, o sistema de hidrantes é acionado manualmente e pode ser usado por qualquer pessoa, desde que as recomendações de uso sejam respeitadas e seguidas.
Visando proteger, controlar e extinguir o foco de incêndio do seu estágio inicial, o sistema de hidrantes possui um jato de água com vazão calculada e compatível ao risco do local.

Nas ruas urbanas geralmente é possível encontrar hidrantes espalhados, porém são diferentes dos residenciais em virtude da forma de abastecimento de água. Enquanto os urbanos utilizam registros e uniões de engate rápido, ligados à rede pública de abastecimentos, o sistema de hidrantes prediais fazem uso de pontos e tomadas com registros e uniões de engate rápido ligados ao reservatório de água da edificação.

Para um melhor desempenho do sistema de hidrantes, é importante que os usuários do local estejam familiarizados com o mecanismo. De preferência, que tenham recebido instruções precisa de como manusear este equipamento de incêndio e outros que contribuem efetivamente para diminuir riscos.